quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

ESTAR NAS SETE QUINTAS.

No meu pacote de açúcar do café, no almoço de sábado com colegas, estava escrito:
ESTAR NAS SETE QUINTAS
significado: Estar contente, sentir-se feliz e realizado.
origem: Diz uma lenda antiga que os reis Portugueses possuíam no concelho do
Seixal, sete quintas, onde o rei e a comitiva passavam vários fins-de-semana. Quando estavam nas suas sete quintas, estavam, portanto, felizes.
Não descendo de sangue azul, não possuo as ditas sete quintas e até vivo mais prós lados do Ribatejo profundo e das lezírias a perder de vista. Mas asseguro-vos que não só dos bens materiais provem esse estado de espírito, que estar contente é inato (uns são outros não) e que a felicidade e a realização dependem sempre dos horizontes de cada um, e do seu empenho em atingi-los.
A meu ver, a felicidade plena não existe porque somos seres insatisfeitos por natureza que sempre ambicionam algo que ainda não tiveram/têm, mas existem momentos felizes e que nos realizam.
Quando olhamos para os nossos filhos e vemos neles reflectido todo o empenho em formar homens e mulheres de valor (e com valores), o peito enche-se de orgulho, a emoção toma posse dos sentidos e, por muitas coisas que tenhamos deixado para trás, abdicado ou ignorado, da-mo-nos conta que podemos dizer: sinto-me realizada/o!

Sem comentários: